O uso das tecnologias da informação e comunicação na educação.
Este texto refere-se ao uso das tecnologias na educação a distância nos cursos de graduação e pós-graduação. As possibilidades a serem discutidas posteriormente em um artigo científico visam identificar algumas dificuldades comuns entre os alunos do ensino a distância nos cursos de graduação e pós-graduação. O artigo é destinado aos docentes e discentes do ensino superior.
Este texto refere-se ao uso das tecnologias na educação a distância nos cursos de graduação e pós-graduação. As possibilidades a serem discutidas posteriormente em um artigo científico visam identificar algumas dificuldades comuns entre os alunos do ensino a distância nos cursos de graduação e pós-graduação. O artigo é destinado aos docentes e discentes do ensino superior.
Segundo (GUISTA; FRANCO, 2003) a instituição de ensino ao iniciar um curso de educação a distância em nível de graduação é preciso indagar qual será o público-alvo, esta investigação é importante devido às diferenças geográficas e sociais visíveis em nosso país, o que leva muitos dos estudantes a não terem acesso às tecnologias disponíveis no mercado. Ao identificar as carências é preciso realizar um treinamento básico para que o aluno em questão possa acessar as ferramentas do ambiente virtual de aprendizagem, após esta etapa é necessário alinhar o tipo de mídia e a linguagem adotada com o pensamento epistemológico e o projeto pedagógico implementado no curso. Acrescentando ainda os custos do projeto, o período de duração e a certificação oferecida. Posteriormente, os responsáveis pelo curso iniciam o processo de inscrição ou seleção do público que será atendido pela instituição. Os professores envolvidos nesse projeto terão como base para o processo ensino aprendizagem a rede mundial de computadores e suas diversas ferramentas.
Após iniciar o projeto descrito acima cabe o professor utilizar as ferramentas de multimídias para buscar atender as dificuldades dos alunos as ferramentas usadas são muitas, podemos enumerar algumas: o primeiro é hipertexto cuja idéia central é organizar um caminho entre tudo que uma mente fértil pensa, seguindo o fluxo de pensamento sem interrupções, na prática isto é feito através de hiperlinks que abre novas janelas indicando um novo nó associado ao texto original. A segunda seria a interatividade que refere-se a condição de participação do estudante de forma individual ou coletiva de maneira criativa e autônoma modificando o objeto originado do hipertexto ou de outras mídias. A terceira a ser considerada é o banco de dados existente na internet, ou seja, a biblioteca digital que pode ser acessada pela rede mundial de computadores e contém diversas fontes de informações: públicas e particulares compartilhadas pelos colaboradores. Portando, o ciberespaço é um mundo a ser explorado e descoberto com inúmeras possibilidades de uso na área de ensino o que causa várias sensações como: insegurança, ansiedade, prazer, entre outras, nos respectivos usuários sejam eles professores ou alunos.
O uso das tecnologias de informação e comunicação(TICs) é de grande importância não só no ensino a distância como também na modalidade presencial. A adoção das TICs pelo professor serve como referencial para facilitar o processo ensino-aprendizagem através da interação do aluno com imagens, sons, músicas, mapas, textos de forma dinâmica e em tempo real, muitas vezes sendo utilizados de forma lúdica. Essas ferramentas estimulam e motivam a aprendizagem dos alunos e atualmente não há como ignorar este processo porque os estudantes da atualidade já estão inseridos no mundo digital deste as primeiras fases da infância. Quanto ao papel do professor este não é indispensável, a sua função mediadora é essencial para orientar os alunos na direção correta.
Referência Bibliográfica.
GIUSTA, A.S; FRANCO, I.M. Educação a distância: uma articulação entre teoria e a prática. Belo horizonte: PUC Minas: PUC Minas Virtual, 2003.